Conheça a comunidade Jardim Pantanal

A população que ocupa atualmente a área do Jardim Pantanal, em sua grande maioria é composta por migrantes da Região Nordeste (IBGE, 2000), que na falta de empregos, oportunidades de trabalho e moradia adequada ocuparam essa área. As casas, em sua maioria, são de alvenaria sem acabamento e as ruas não têm calçamento. Existem ainda, barracos de madeira, sem divisões entre os terrenos em áreas próximas ao Rio Tietê.

 

FONTE DA ARTE: https://jornal.usp.br/tv-usp/moradores-do-jardim-pantanal-se-preparam-para-a-proxima-enchente/

A falta de infraestrutura básica, como saneamento básico e energia elétrica, bem como áreas de lazer e escolas caracterizam-se como uma falta de cumprimento 16 de direitos elementares à pessoa humana, por parte do Estado, propiciando o aumento da criminalidade e trafego de drogas, o que tem tornado a região um alvo constante de aumento de violência urbana.

O Jardim Pantanal está administrativamente situado no distrito do Jardim Helena, na subprefeitura de São Miguel Paulista. O Jardim Helena se constitui por população de classe média baixa, com infraestrutura urbana (pavimentação, escolas, creches, etc.) e por população dos bairros ocupados. Os dados do IBGE e Fundação SEADE são referentes a todo o distrito, não retratando a realidade existente com a área ocupada no Jardim Pantanal. Entretanto, os dados sofrem grande influência da situação destas populações. Por esta razão, o distrito do Jardim Helena aparece nas estatísticas da capital de São Paulo como um dos mais pobres e com alto índice de exclusão social.

Precisa de Ajuda? Fale com a gente